04 de Abril | :

SECRETARIA: Educação

Foto: Tarcio Mesquita

Feliz Natal - MT sediará Festival Internacional de Software Livre.

Na manhã do dia 03 de abril de 2018 o prefeito Rafael Pavei recebeu em seu gabinete
o secretário de educação André Pereira da Silva, chefe do departamento de cultura Salete dos Santos da Silva e o idealizador do projeto de empreendedorismo social e inovação tecnológica FNCodeClub Alcemir Fernandes Soares.

Na conversa acertaram os últimos detalhes sobre a realização da primeira edição do FLISOL no município de Feliz Natal - MT, o Festival Latino-americano de Instalação de Software Livre (FLISOL) será realizado dia 28 de abril de 2018 e terá como propósito mostrar ao público de forma prática e dinâmica a ideologia do mundo do Software livre, através de palestras, Install Fest, mini-cursos e workshops.

O evento é aberto ao público com inscrições gratuitas.

O que é FLISoL?

O Festival Latino-americano de Instalação de Software Livre (FLISoL) é o maior evento da América-latina de divulgação de Software Livre. Ele é realizado desde o ano de 2005, e desde 2008 sua realização acontece no 4º sábado de abril de cada ano.

Seu principal objetivo é promover o uso de Software Livre, mostrando ao público em geral sua filosofia, abrangência, avanços e desenvolvimento.

Para alcançar estes objetivos, diversas comunidades locais de Software Livre (em casa país/cidade/localidade), organizam simultaneamente eventos em que se instala, de maneira gratuita e totalmente legal, Software Livre nos computadores dos participantes. Além disso, paralelamente acontecem palestras, apresentações e workshops, sobre temas locais, nacionais e latino-americanos sobre Software Livre, em toda a sua expressão: artística, acadêmica, empresarial e social.

O evento será realizado pela prefeitura municipal através da secretária de educação e FNCodeClub.

"No FNCodeClub somos proibidos de sonhar pequeno, aqui sonhamos grande e trabalhamos bastante para transformar esses sonhos em realidade, nossa visão é estar entre as 10 cidades mais inovadoras do mundo até 2030 e temos como missão, tornar Feliz Natal - MT uma referência em educação, cultura, inovação e empreendedorismo, disponibilizando uma ferramenta para os 141 municípios do estado, a serem incorporadas em outras regiões do Brasil e, ainda em outros países.

"Agradeço ao prefeito Rafael Pavei, André Pereira da Silva, Salete dos Santos da Silva pelo apoio nesse grande projeto envolvendo educação, cultura, inovação e empreendedorismo", concluiu Alcemir.

O evento FLISOL contará com a participação do desenvolvedor de software Paulo Sergio, CEO da Falcão Consultoria Paulo Falcão, 50 acadêmicos do Município de Guarantã do Norte, coordenador do Curso de Sistemas de Informação da UNIFLOR Thiago Fernandes Lanci e alunos da ACOAF.

Mais informações sobre o evento através do site https://flisol.info/FLISOL2018/Brasil/FelizNatal ou pelo telefone 066999169577.

(Assessoria de Comunicação)