09 de Março | :

Autor: Tarcio Mesquita Foto: Tarcio Mesquita

DIA D” BNCC – BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR

Na tarde desse dia (09/03) os professores das redes municipais, estadual e particular se reuniram para juntos debaterem sobre o dia “D” base Nacional Comum Curricular (BNCC).

A mesa de honra foi composta pelas seguintes autoridades:

Prefeito: Rafael Pavei

Secretário de Educação: André Pereira

Presidente do Conselho Municipal  de Educação:  Enisandra Garcia

Assessor Pedagógico da Assessoria de Sorriso:  Zeferino Junior

(Palestrante) Representante da Comissão Técnica da BNCC da Secretaria Municipal de Educação de Sinop: Alexandra Cristina da Rosa Cortês

Representante da Comissão Técnica da BNCC da Secretaria Municipal de Educação  de Sinop : Maria Aparecida Medina.

Representante da Comissão Técnica da BNCC da Secretaria  de Educação de Sinop:  Jaqueline Diel.

Foi realizado a primeira apresentação  Cultural  de 2018 do projeto o “ Som da Feliz Cidade”.

Com a musica  “Você Mulher”  de Paula Fernandes apresentada pelos professores  de Musica  Ariane Cremonini e Júnior  Alencar, na  Flauta  as Alunas  Natália e Carolina no Violão.

A Base Nacional Comum Curricular – BNCC, já homologada sua 3ª Versão, define o que os alunos têm direito de aprender e será referência para a elaboração e reelaborarão dos currículos em todas as redes de ensino do País.

Em Mato Grosso, esse processo já está acontecendo em parceria entre a Secretaria de Estado de Educação/Seduc e União dos Dirigentes Municipais de Educação de Mato Grosso - Undime/MT e Municípios.

Para o desenvolvimento desse trabalho foi constituído algumas Comissões: Comissão de Governança e a Comissão de Mobilização;

No Estado de Mato Grosso foi instituído o Comitê Executivo para implementação da BNCC e as Equipe Técnica Estadual e Equipes Técnicas Regionais, observadas pelo CEFAPRO.

A Equipe Técnica Estadual terá como principais atividades a produção dos textos preliminares, que passará por consulta pública e redação do texto final.

As Equipes Técnicas Regionais serão constituídas nos 15 (quinze) polos dos Cefapro com representação de todos os municípios que compõem o polo contemplando os diversos segmentos:

•             Cefapro;

•             Assessorias Pedagógicas;

•             Escolas Estaduais;

•             Secretarias Municipais de Educação;

•             Escolas Municipais;

•             CME - Conselhos Municipais de Educação;

•             UNCME - União dos Conselhos Municipais de Educação;

•             Sindicato dos Estabelecimentos do Ensino Privado de Mato Grosso e/ou representantes de escolas privadas – Educação Básica e Superior;

•             Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso;

•             Instituições de Ensino Superior;

•             CEE - Conselho Estadual de Educação.

•             Pais e estudantes da Educação Básica.

As atribuições das Equipes Regionais consistem na mobilização das ações para implementação da Base Nacional Comum Curricular articulando a participação, o envolvimento dos diversos segmentos na fase da Consulta pública, da sistematização das contribuições e na implementação da proposta curricular homologada.

O dia 6 de março foi escolhido como o “Dia D”, de discussão nacional da BNCC - Base Nacional Comum Curricular, mas será realizado nesse mês de março para conhecimento e apropriação do documento.

A BNCC é fruto de amplo processo de debate e negociação com diferentes atores do campo educacional e com a sociedade brasileira.

A primeira versão do documento foi disponibilizada para consulta pública entre outubro de 2015 e março de 2016. Foram mais de 12 milhões de contribuições em todo o País. As contribuições foram sistematizadas por pesquisadores da Universidade de Brasília (UnB) e da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ) e subsidiaram a elaboração da segunda versão.

Publicada em maio de 2016, a segunda versão da BNCC passou por um processo de debate institucional em seminários realizados pelas Secretarias Estaduais de Educação em todas as Unidades da Federação, sob a coordenação do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), sendo que em Feliz Natal tivemos esse Encontro para estudos em Julho de 2016.

Hoje, mais uma vez, nosso trabalho será de extrema importância, pois temos o compromisso de analisar o Texto aprovado da BNCC e paralelo aos nossos documentos curriculares municipais, com o intuito de verificarmos as ausências das competências e habilidades, bem como dos direitos e objetivos de aprendizagens.

Para tanto, o dia 6 é apenas o ponto de partida desse trabalho que vai depender de muito esforço e dedicação de cada um de nós no processo de implementação da BNCC, mas também, da elaboração da proposta curricular para o estado de Mato Grosso, em regime de colaboração estado/município.

(Assessoria de Comunicação)