26 de Setembro | :

Autor: Luana Pereira Foto: Luana Pereira

Secretário de Saúde esclarece dúvidas e faz balancete na 29º Sessão da Câmara Municipal

Na noite dessa segunda-feira (26), á convite, o Secretário Crisomar Vieira de Carvalho fez uso da tribuna, na 29º Sessão Ordinária, para prestar contas e esclarecer todas as dúvidas em relação a situação da saúde municipal.

Na oportunidade o Secretário respondeu 27 perguntas feitas pelos vereadores, dentro das respostas Crisomar Vieira, mostrou dados e comparativos entre os meses de janeiro á julho de 2016 e 2017. Admitindo que existem falhas que estão sendo melhoradas dia após dia, mas através dos dados mostrou principalmente que veio para trabalhar pela população e que um grande avanço já foi conquistado em apenas 7 meses.

Dentre diversas melhorias na pasta está a implantação do plantão médico, com o médico presencial, tendo aos finais de semana o médico de plantão 24 horas, não sendo mais plantão sobre aviso. Em um comparativo feito entre os meses de Janeiro a Julho de 2016 e Janeiro a Julho de 2017, os dados mostram que no ano atual foram realizados 1833 atendimentos médicos em Pronto Atendimento (PA), 7762 consultas médicas em PSF, dando um total geral de 9595 atendimentos médicos. No ano passado (2016), nos mesmos períodos de Janeiro a Julho, foram realizados 786 Atendimentos Médicos em Pronto Atendimento (PA), 5813 Consultas médicas em PSF, dando um total de 6599 atendimentos médicos.

A Vereadora Pascoallina Grassioto fez uso da tribuna para  dizer que tem acompanhado a situação da saúde nas ruas e tem ouvido muitos elogios da população “Minha mãe tem mal de Alzheimer ela faz tratamento no particular por ela ter condições e por esse motivo prefere deixar a vaga para outra pessoa, mas a agente de saúde vai na casa dela e sempre acompanha, os médicos atendem ela muito bem. Tenho acompanhado um paciente e o mesmo me disse que está sendo muito bem atendido, até o momento não recebi reclamações da saúde e nem das demais pastas” Agradeceu.

O Secretário de Saúde enfatizou que o convênio com o laboratório privado continua ativo até o ano de 2018 (podendo ser prorrogado ou cancelado) e que foi feito a releitura de exames prioritários na rede privada, tendo em vista as condições econômicas do município.

Apresentou o balancete dos exames realizados de Janeiro a Julho, do ano atual, no qual foram realizadas, 530 Ultrassonografias, 3689 Raio X e 14620 Exames Laboratoriais, enquanto no ano de 2016 no mesmo período de Janeiro a Julho, foram realizadas 444 Ultrassonografias, 2853 Raio X, 10041 Exames Laboratoriais.

Após responder todas os questionamentos e apresentar a situação da Saúde Pública do município o Secretário encerrou agradecendo aos questionamentos, a oportunidade de esclarecer as dúvidas e convidou a todos a visitar a Secretaria Municipal de saúde para trabalhar juntos e conhecer as dificuldades de repasses que o Estado está tendo, não só em relação a Feliz Natal mas em outros municípios, porém soluções são buscadas todos os dias. “Quero aqui agradecer também a minha equipe a todos os colaboradores da saúde pelo trabalho desenvolvido. Agente Comunitário de saúde, Agentes de Combate a Endemias, Enfermeiros, Técnicos de enfermagem, Médicos, Laboratório, Farmácia, RX, Regulação, Fisioterapia, Auxiliar de Serviços Gerais, Vigias, Motoristas, Coordenadores, todos muito obrigado” Finalizou, o Secretário de Saúde.

Diante do acompanhamento do Trabalho do Secretário Crisomar Vieira de Carvalho á frente da Secretária Municipal de Saúde o Presidente da Câmara Cleverson Luiz Anacleto, fez uso da Tribuna para ressaltar que acompanha o trabalho e o esforço do Secretário e é conhecedor de todos os problemas e as dificuldades enfrentadas pela pasta da saúde. “ Sou conhecedor das dificuldades, acompanho o trabalho e tenho cobrado incessantemente a resolução sobre a falta de alguns medicamentos, mas há sim muitos medicamentos. Obrigado pelo empenho e comprometimento em atender os moradores do Assentamento Vale do Rio Ferro. Reconheço o esforço do Vieira e de todos os servidores da Saúde. Declarou, o Presidente do Legislativo, Cleverson Luiz Anacleto.

A 29º Sessão contou com a presença da população, empresários, funcionários públicos especialmente da pasta da saúde, Primeira Dama e Secretária de Assistência Social Patrícia Pavei e Vice Prefeito e Secretário de Finanças Mauro Riboldi.