20 de Julho | :

Autor: Luana Pereira Foto: Tarcio Mesquita

Prefeitura Inaugura Nova Sede do 4° Pelotão da Polícia Militar e Lança aula Inaugural do Projeto “Luz do Amanhã- Cultivando o Futuro”

Na tarde desta quarta-feira(19), a nova sede do 4° Pelotão da Polícia Militar foi inaugurado e contou com a presença de autoridades municipais (secretários e vereadores), Prefeito Rafael Pavei, Primeira Dama Patrícia Pavei, Vice Prefeito Mauro Riboldi, Capitão Dantas, Presidente da (ACOAF) Joconda Pescinelli, Assessor Edivaldo Dias representando os Deputados Dilmar Dal Bosco e Nilson Leitão, Delegado Secretário Adjunto Secretaria de Segurança Pública de Mato Grosso Gustavo Garcia,  Comandante do III Comando Regional de Sinop Coronel Razera, Coronel Wesley de Castro Sodré, Secretário Adjunto Estadual de Justiça Enéas Corrêa de Figueiredo Junior, Coronel Jonildo José de Assis Sub- Chefe do Estado Maior, Presidente da Câmara Cleverson Luiz Anacleto, Presidente da CDL Remy de Souza Alves Correia, Pastor Wanderson Mendes, Pastor Eder Martins, Proprietário da Colonizadora Debastiane, Antônio Domingos Debastiane e Maysa Fernandes representando o Promotor de Justiça  Marcelo Mantovanni Beato.

Com recursos próprios, a Prefeitura  Municipal, preparou  um espaço amplo reformado e personalizado para a instalação da Polícia Militar, que possui 5.000m², com piscina, cozinha e salão para atividades da "ACOAF", além da horta para o cultivo das hortaliças do projeto “Luz do Amanhã-Cultivando o Futuro” que possui  um hectare, que conta também com um campo de futebol.

O Coronel Jonildo José de Assis Sub- Chefe do Estado Maior, declarou que a sede da Polícia Militar de Feliz Natal é a melhor sede do Estado e se prontificou para apoiar ações do projeto. “Senhor Prefeito, empresários, vereadores representantes da sociedade. Acreditem,  nós estamos prontos para apoiar qualquer ação deste projeto. Parabéns a todos.” Disse.

O Delegado Secretário  Adjunto de Segurança Pública de Mato Grosso Gustavo Garcia, explicou que com projetos como o “Luz do Amanhã” é o melhor e mais econômico caminho para prevenir a criminalidade. “A melhor forma de investir em prevenir o aumento do índice de criminalidade é fazendo projetos como esse. Além de ser a forma mais econômica de se fazer prevenção. Temos que fazer com que esses jovens sonhem, com que eles queiram ir além de sonhar, que eles criem expectativas, com que tenham oportunidade. É esse o caminho. Parabéns Prefeito, Parabéns Dantas e todos que estão apoiando esse projeto” Explicou.

O Coronel Wesley de Castro Sodré, disse que estão deixando um legado através do projeto. “Vocês estão deixando um legado, isso está sendo construído juntos, com a sociedade, com os empresários, com órgãos públicos, com o Judiciário. Parabéns a todos.

Além da Inauguração da sede, também foi lançado a aula inaugural do Projeto “Luz do Amanhã- Cultivando o Futuro”, que consiste em oferecer aos alunos, técnicas de  plantio e colheita de hortaliças, o que proporcionará a eles, desenvolvimento moral, físico e intelectual. Além das atividades com o cultivo de hortas, o projeto oferta disciplinas como: Orientação Policial Militar, Direito da Criança e do Adolescente, Higiene e Saúde, Linguagem e Informação, além de esporte e atividades complementares, somando o total de 400/horas aulas, teóricas e práticas.

A primeira turma do “Luz do Amanhã”  é composta por 108 alunos com idade entre 12 e 17 anos, o Prefeito Rafael Pavei fez questão de ressaltar a dedicação dos alunos, e citou seu slogan de campanha “Administrar com respeito e Responsabilidade”, onde através de diversas ações vem mostrando a que veio e acima de tudo o respeito e a responsabilidade com o município “Antes de assumir a Prefeitura, o slogan de campanha já dizia “Administrar com respeito e responsabilidade”. E uma coisa que eu tenho é respeito por essa cidade. Hoje vim a essa sede ás 6h30 da manhã e vi esses alunos ali com frio, mas estavam aqui, dedicados, não faltaram. E eu tenho certeza que já pode ser notado alguma diferença de comportamento e essa diferença é  sem dúvidas para melhor. Agradeço a Deus, porque sozinho eu não sou nada, nós não somos nada sozinho e juntos nós fazemos a mudança acontecer.” Finalizou, o Prefeito.

Com a palavra a Presidente da Associação Comunitária de Orientação e aprendizagem ao Aluno de Feliz Natal (ACOAF), Joconda Pescinelli brevemente explanou os objetivos do projeto e agradeceu aos que o apoiam. “ O ACOAF, tem como objetivo maior passar aos adolescentes do projeto “Luz do Amanhã”, Cidadania, Responsabilidade, Respeito com a Família e  Sociedade, porque é isso que um cidadão de bem deve ter. Preciso agradecer aos soldados que estão todos os dias com os alunos, aos empresários e ao Prefeito que nunca nos disse não.” Finalizou, Joconda Pescinelli.

Para finalizar a cerimônia o Comandante Dantas autor do projeto, emocionado agradeceu pelo apoio da diretoria do Projeto, a todos os soldados PM’s que estão no dia a dia com os alunos, ao Prefeito Rafael Pavei, aos empresários, vereadores e aos pais dos alunos que confiam no projeto “Luz do Amanhã”. “ Que Deus proporcione a vocês tudo aquilo que vocês estão nos proporcionando, meu muito obrigado a todos, especialmente a minha família que é a minha base.” Disse, Comandante Dantas.

Como forma de reconhecimento e agradecimento pelo apoio ao projeto a Polícia Militar homenageou autoridades e entregou uma "placa de honra" personalizada com o nome do homenageado.