20 de Abril | :

Autor: Luana Pereira

Secretário de Saúde se reúne com o Executivo e Legislativo para apresentar balanço de sua gestão no município

Com o objetivo de apresentar as ações da Secretaria de Saúde durante os primeiros 90 dias de gestão, o secretário Crisomar Vieira de Carvalho reuniu o chefe do Executivo e membros do Legislativo para apresentar os números e debater a saúde em Feliz Natal.

O secretário abriu a reunião agradecendo a presença de todos e enfatizou que esse primeiro trimestre foi de muito trabalho. Nesse período o município aderiu a ata do Consórcio Intermunicipal de Saúde, firmando assim, parcerias com os municípios vizinhos para o incremento da qualidade dos serviços oferecidos à população.

Com relação aos medicamentos, explicou que a Secretaria tem solicitado medicamentos da atenção básica, na ordem de R$ 70 mil, e ressalta que até o presente momento chegaram apenas em torno de R$ 20 mil em medicamentos na farmácia municipal. O secretário informa ainda que o setor jurídico da Prefeitura está agindo para que todo o montante solicitado seja atendido.

Comentou ainda que o Hospital Regional de Sorriso está em situação difícil e que nem sempre pode atender os encaminhamentos, por isso,  a Secretaria tem buscado alternativas para suprir as demandas do município.

O prefeito Rafael Pavei enfatizou a importância da parceria entre o Executivo e o Legislativo para fortalecer a saúde local – “A parceria entre os poderes se faz muito importante para o progresso da nossa cidade. Eu, como prefeito, e vocês, como vereadores temos a oportunidade de buscar as melhorias que a saúde do município precisa. Precisamos manter o diálogo e unir as nossas forças.”

De acordo com o secretário o total da folha de pagamento dos PSFS I, II, e III, é de R$ 150 mil reais mensais. Desse montante, o município entra com recursos na ordem de R$ 36.083 mil. Conforme demonstra tabela abaixo.

TOTAL DA FOLHA DE PAGAMENTO

TOTAL RECURSO FEDERAL / ESTADUAL

RECURSO PRÓPRIO DO MUNICÍPIO

RECURSO QUE O ESTADO NÃO PAGOU

TOTAL MUNICÍPIO

R$56.083,58

Segundo dados do IBGE, em Feliz Natal, residem pouco mais de 13 mil habitantes. Desse total, em torno de 80% da população utiliza os serviços da saúde pública.

De primeiro de Janeiro a 31 de março de 2017 foram atendidos 11.387 pacientes. Sendo 3.778 por médicos, 2140 por enfermeiros (as), 4545 por técnicos de enfermagem e 924 odontólogos nos PSF’s. No pronto atendimento (P.A) foram 3406 atendimentos, sendo 1148 por médicos, 1033 por enfermeiros, e 1225 atendidos por técnico de enfermagem. Já no laboratório municipal foram realizados 4.700 exames.

O secretário finalizou colocando-se a disposição de todos. “Esses são os dados. Sabemos que ainda temos pontos a melhorar, 90 dias é um tempo relativamente curto, mas estamos trabalhando. Estou à disposição da população para qualquer esclarecimento”, declarou.