18 de Abril | :

Autor: André Pereira - Secretário de Educação

Secretaria de Educação faz balanço do primeiro trimestre anual

A SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE FELIZ NATAL GOSTARIA DE PRESTAR CONTAS AOS CIDADÃOS DO MUNICÍPIO A RESPEITO DAS AÇÕES E TRABALHOS REALIZADOS DURANTE O PRIMEIRO TRIMESTRE DE 2017.

MUITO TEM SIDO REALIZADO, MAS TEMOS CONSCIÊNCIA DE QUE HÁ AINDA MUITO A SER FEITO, E QUE TEMOS MUITOS DESAFIOS. TEMOS DENTRO DA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO TRÊS DEPARTAMENTOS, SÃO ELES: CULTURA, ESPORTE E TRANSPORTE.

NOSSA MAIOR DIFICULDADE TEM SIDO RELACIONADA AO TRANSPORTE. A ATUAL GESTÃO NÃO TEM MEDIDO ESFORÇOS AO INVESTIR EM CONSERTO DE ÔNIBUS. APENAS PARA CONSTAR E PARA CONHECIMENTO DA POPULAÇÃO, DE JANEIRO ATÉ MARÇO, FORAM INVESTIDOS 160 MIL REAIS EM MANUTENÇÃO DO TRANSPORTE ESCOLAR, E ATÉ O MOMENTO CUIDOU-SE APENAS DA PARTE MECÂNICA DO TRANSPORTE, AINDA NÃO FOI POSSÍVEL CUIDAR DA PARTE ESTÉTICA DOS ÔNIBUS, ISSO SERÁ FEITO ASSIM QUE POSSÍVEL. APESAR DA MANUTENÇÃO, NEM SEMPRE CONSEGUIMOS ATENDER À DEMANDA E FAZER COM QUE OS ALUNOS CHEGUEM ATÉ A SALA DE AULA. HÁ DIAS EM QUE OS ÔNIBUS ATOLAM PELO EXCESSO DE CHUVAS E ESTRADAS PRECÁRIAS E, INFELIZMENTE, O ALUNO FICA SEM AULA. A SECRETARIA DE OBRAS TEM SE DEDICADO BASTANTE NA MELHORIA DAS ESTRADAS, MAS TAMBÉM, EM FUNÇÃO DAS CHUVAS, FICAM LIMITADOS. O OBJETIVO É MANTER AS ESTRADAS PATROLADAS E CASCALHADAS DURANTE A ÉPOCA DA SECA PARA QUE NÃO TENHAMOS OS MESMOS PROBLEMAS NO ANO QUE VEM.

ATUALMENTE ATENDEMOS 1748 ALUNOS, ALUNOS ESSES, DA CIDADE, DO CAMPO E INDÍGENAS. NOSSAS CRIANÇAS E JOVENS PRECISAM DE ATIVIDADES EXTRACLASSES QUE PROPORCIONEM CONHECIMENTO E APRENDIZADO. DIANTE DISSO, O DEPARTAMENTO DE CULTURA TEM OFERICIDO DESDE O INÍCIO DO ANO LETIVO ALGUMAS DESSAS ATIVIDADES. A FANFARRA MUNICIPAL ATENDE ALUNOS DE TODAS AS ESCOLAS MUNICIPAIS DA CIDADE QUE APRENDEM A TOCAR VÁRIOS INSTRUMENTOS MUSICAIS: INSTRUMENTOS DE PERCUSSÃO E DE SOPRO.

COM O APOIO DA ATUAL GESTÃO E EM PARCERIA COM A ASSISTÊNCIA SOCIAL, FOI CONTRATADA UMA PROFESSORA DE BALLET QUE ATENDE EM MÉDIA 120 CRIANÇAS DENTRO DO MUNICÍPIO, OFERTANDO CURSOS DE BALLET CLÁSSICO E CONTEMPORÂNEO E JAZZ.

O DEPARTAMENTO DE ESPORTE TEM OFERTADO VÁRIAS MODALIDADES ESPORTIVAS PARA A POPULAÇÃO TAMBÉM, SÃO ELAS: FUTSAL (COM 150 ATLETAS), FUTEBOL (COM 100 ATLETAS), HANDEBOL (COM 16 ATLETAS), BASQUETEBOL (COM 30 ATLETAS) E VOLEIBOL (COM 15 ATLETAS). ATENDENDO UMA SOMA DE 311 ATLETAS NESSAS MODALIDADES E EM DIVERSAS CATEGORIAS. AMISTOSOS ENTRE VERA E FELIZ NATAL, TAMBÉM FORAM REALIZADOS COM AS ESCOLINHAS DE FUTSAL E FUTEBOL DE CAMPO NESSE PRIMEIRO TRIMESTRE.

NO PRIMEIRO TRIMESTRE JÁ FOI REALIZADO UM CAMPEONATO MUNICIPAL DE FUTSAL ENVOLVENDO MAIS DE 150 ATLETAS DISTRIBUÍDOS EM 10 EQUIPES MASCULINAS E 4 FEMININAS, CAMPEONATO ESSE COM ENCERRAMENTO NA SEXTA AGORA DIA 7/4/2017.

ATUALMENTE, TEMOS PRATICAMENTE TODOS OS NOSSOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO, QUA ATUAM EM SALA DE AULA, COM NÍVEL SUPERIOR COMPLETO, E A GRANDE MAIORIA COM ESPECIALIZAÇÕES EM DIVERSAS ÁREAS DO CONHECIMENTO.

TEMOS, NO MOMENTO, DOIS PROGRAMAS EM ANDAMENTO: O PROGRAMA ‘NOVO MAIS EDUCAÇÃO’ E O PROGRAMA ‘A UNIÃO FAZ A VIDA’ EM PARCERIA COM O SICREDI.

NO PROGRAMA ‘NOVO MAIS EDUCAÇÃO’, OS EDUCANDOS TÊM AULAS DE REFORÇO DE LÍNGUA PORTUGUESA E MATEMÁTICA ALÉM DE OUTRAS OFICINAS TAIS COMO: ATLETISMO, TÊNIS DE MESA, INICIAÇÃO MUSICAL, DESENHO E ARTESANATO, QUE ACONTECEM NO AMBIENTE ESCOLAR. É IMPORTANTE MENCIONAR QUE ESSE PROGRAMA TAMBÉM TEM PARCERIA COM O ‘CRAS’ ONDE OUTRAS OFICINAS SÃO OFERECIDAS AOS ESTUDANTES, TAIS COMO: KARATÊ, VIOLÃO, JARDINAGEM E RECICLAGEM. AQUI NA CIDADE 175 ALUNOS SÃO ATENDIDOS, SEMANALMENTE, EXTRACLASSE.

VALE RESSALTAR QUE O PROGRAMA NOVO MAIS EDUCAÇÃO TEMBÉM É OFERTADO NA ESCOLA DO CAMPO MALVINA PESCINELI (ENA) E NAS ESCOLAS INDÍGENAS JAYTATÁ E KAÍ, ATENDENDO UM TOTAL DE 105 ALUNOS.(LÁ, AS OFICINAS OFERTADAS SÃO DE ESCULTURA/CERÂMICA, ARTESANATO, FUTSAL, INICIAÇÃO MUSICAL ALÉM DO ACOMPANHAMENTO PEDAGÓGICO DE PORTUGUÊS E MATEMÁTICA).

NO PROGRAMA A UNIÃO FAZ A VIDA, NOSSOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO RECEBEM FORMAÇÃO PARA TRABALHAR COM NOSSOS ALUNOS ATRAVÉS DE PROJETOS PARTICIPATIVOS ONDE OS ALUNOS DESENVOLVEM SEUS PRÓPRIOS PROJETOS E OS PROFESSORES ATUAM COMO ORIENTADORES.

A SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO AINDA CONTA COM APOIO TÉCNICO EDUCACIONALDE UMA PSICOPEDAGOGA (QUE AUXILIA TODOS OS ALUNOS COM DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM), UM NUTRICIONISTA (RESPONSÁVEL PELO CARDÁPIO E QUALIDADE DA MERENDA OFERECIDA NAS ESCOLAS) E UMA PROFESSORA DE LIBRAS.

OUTRA CONQUISTA SIGNIFICATIVA QUE NÃO SE PODE DEIXAR DE MENCIONAR É SOBRE A CRECHE MUNICIPAL. A OBRA ESTAVA PARADA HÁ ANOS E AS OBRAS JÁ VOLTARAM A SER EXECUTADAS NO INÍCIO DE MARÇO. RECONHECEMOS A DIFICULDADE QUE TEMOS EM ATENDER A DEMANDA, EXISTEM VÁRIAS PAIS NA FILA ESPERANDO POR VAGA NA CRECHE PARA SEUS FILHOS, A FINALIZAÇÃO DESSA OBRA POSSIBILITARÁ AO MUNICÍPIO ATENDER A ESSA DEMANDA.

TODOS OS ACONTECIMENTOS POSITIVOS QUE TÊM OCORRIDO NA EDUCAÇÃO MUNICIPAL SE DEVEM AO EMPENHO DA ATUAL GESTÃO, DA EQUIPE DA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E PRINCIPALMENTE DA EQUIPE QUE ESTÁ A FRENTE DA EDUCAÇÃO: NOSSOS PROFESSORES, QUE NÃO TÊM MEDIDO ESFORÇOS PARA OFERECER O SEU MELHOR PARA OS ALUNOS NO DIA A DIA EM SALA DE AULA, NOSSOSMONITORES, ZELADORES, COZINHEIROS, VIGILANTES E MOTORISTAS, SEM OS QUAIS A EDUCAÇÃO DO MUNICÍPIO NÃO SEGUIRIA EM FRENTE.QUERO PARABENIZAR A TODOS QUE ESTÃO EMPENHADOS EM FAZER O SEU MELHOR COM AS CONDIÇÕES DISPONÍVEIS PARA QUE A EDUCAÇÃO SEJA DA MELHOR QUALIDADE POSSÍVEL.